domingo, 21 de outubro de 2012

FINAL DO CITADINO DE SPEED - RIO GRANDE


REGULAMENTO TÉCNICO PARA PROVA – 28 OUT 2012 - VELÓDROMO

1- DA PROVA

1.1 -A prova será realizada no velódromo da Praça Saraiva, dia 28/10/2012, com largada das primeiras categorias impreterivelmente, às 08h30mim;

1.2- Sendo a largada em pelotão, com os ciclistas alinhados na raia final com um pé no chão, a prova será por tempo com metas volantes à partir do décimo quinto minuto (15 mim) com premiação extra (medalha) para o campeão de cada meta; O número de metas será de acordo com as categorias e número de ciclistas e será definido antes da largada.

1.2.1 Nas categorias que largarem mais de dez ciclistas ALEM DA PREMIAÇÃO EXTRA (MEDALHA) O ULTIMO CICLISTA DO SPRINT SERÁ ELIMINADO, DEVENDO SAIR DA PISTA IMEDIATAMENTE;

1.3- A ordem de largada das categorias será a seguinte;

1.3.1 - 0830h – Master “1”- 40 mim;
0915h - Master MTB 35mim e Elite MTB 40mim;
0950h – Master “2” - 35 mim e Feminina 30 mim
1030h – Estreantes – 40 mim;
1115h – Master “A” - 45mim – Sub “30” - 50mim e Elite 55 mim;

1.4- Os atletas que tirarem ou levarem volta NÃO PODERÃO PEGAR O VÁCUO DOS ADVERSÁRIOS, devendo manter-se a uma distancia de 10 mts, ou seja, só é autorizado o vácuo entre ciclistas que estão na mesma volta;

1.4.1- O atleta que levar volta deverá manter-se do lado direito da pista (borda externa), devendo manter atenção permanente nos ciclistas com maior velocidade;



2 - DA LARGADA

Como citado no caput a largada será em linha com os ciclistas com no minimo um pé no chão, não podendo segurar-se ou serem seguros para largar com os dois pés presos ao pedal;



3. DOS EQUIPAMENTOS

3.1- Todos os ciclistas deverão estar equipados com capacete, luvas, e roupas destinadas à prática do ciclismo;

3.2- NÃO É autorizado o uso de clipe ou guidão para c/ relógio;
3.3- NÃO É AUTORIZADO O USO DE BICICLETAS COM PINHA FIXA;

3.4- Os ciclo-computadores serão usados para o controle individual do atleta e da equipe,
NÃO PODENDO SER USADO PARA CONTESTAR O RESULTADO DA
CRONOMETRAGEM OFICIAL DA PROVA;

3.5- NÃO é autorizado o uso de tampões ou dispositivos nas rodas para tapar os raios,
PODENDO serem utilizadas rodas lenticulares (fechadas), de três ou quatro raios, desde
de que sejam em peça única;


6. DA BICICLETA

6.1- As bicicletas serão do tipo SPEED DE ESTRADA , com a
utilização das marchas liberada durante a prova, e todas deverão ter todos os
equipamentos originais, não sendo autorizado o uso de Montain Bike ou bicicletas de
passeio ou outras modalidades diferentes das categorias especificas acima citadas;


6.2- As bicicletas com pinha única de roda livre (não fixa) DEVERÃO ESTAR
EQUIPADAS COM OS DOIS FREIOS e poderão ser utilizadas por um ou mais
integrantes do pelotão;


7. DOS PROBLEMAS MECÂNICOS

7.1- O atleta que tiver pneu furado, ou defeito mecânico, durante a prova, terá três (03)
voltas para o reparo ou troca da bicicleta, sem prejuízo de tempo;


7.3- O atleta enquadrado no item acima deverá fazer o reparo, dentro das voltas de
bonificação, e posicionar-se antes da linha de chegada/largada, FICANDO NA
PARTE EXTERNA, SEGURO POR FISCAL OU EQUIPE DE APOIO, e retornar a
prova na mesma posição em que estava em relação ao pelotão ou demais atletas, relargando
assim que os demais cruzarem por ele;

7.4- Será considerado defeito mecânico, para efeito do item anterior, FURO DE PNEU,
QUEBRA DE PEÇA OU DEFEITO DE FABRICAÇÃO; alheios a vontade ou descuido
do ciclista;

7.5- NÃO será considerado defeito mecânico, para efeito do item 7.3, cabo de câmbio ou
freio frouxo, roda, banco, guidão ou qualquer outra peça MAL APERTADA ou frouxa
por falta de manutenção ou descuido do ciclista;

7.6- No caso do item acima o ciclista poderá fazer o reparo ou troca da bicicleta, porém
NÃO TERÁ AS VOLTAS DE BONIFICAÇÃO, devendo ser recuperar a distancia
perdida PODENDO SER ELIMINADO SE HOUVER SPRINT, sem utilizar o vácuo
dos ciclistas que não tiverem na mesma volta;

7.7- O ciclista que efetuar a troca de bicicleta DEVERÁ OBSERVAR OS ITENS 6.1 E 6.2;

Os casos omissos ao presente regulamento técnico seguirão as normas e regulamentos da UCI, CBC e FGC, e serão analisados e decididos pela organização do evento.


Leia mais: http://acirg.webnode.com.br/e.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário